quinta-feira, 21 de outubro de 2010

A automassagem corporal

Mesmo sendo um paliativo a automassagem ajuda no alívio da tensão muscular do dia a dia. Como tudo na vida, para a obtenção de sucesso, existem regras a serem seguidas.

Respeitar o sentido da corrente sanguínea, para não prejudicar o bom funcionamento dos órgãos; Os movimentos devem ser leves, para não ocasionar o aparecimento de hematomas, dores, nódulos;

As manobras devem ser contínuas e rítmicas para se obter uma sensação agradável e relaxante; Evitar massagens sobre lesões, machucados ou infecção; Iniciar a automassagem corporal sempre pelas extremidades, isto é, pés e mãos.

Pé: Sentada, cruzar a perna, segurar o pé com as duas mãos e utilizando os polegares, apertar ponto por ponto da sola do mesmo. Na mesma posição anterior, friccionar dedo por dedo e pressionar todas as falanges.

Perna: Pé apoiado em um banquinho, colocar seu creme de corpo na palma das mãos e deslizar em sentido ascendente com pressão moderada. Caso sinta dores na região da panturrilha, faça rotação com o polegar sobre a mesma. Sentido ascendente.

Na mesma posição, continuar com o deslizamento ascendente, intercalando as mãos, com movimentos rítmico e firme, até atingir o glúteo.

Abdômen: pode ser feito deitado ou em pé. Com a mão direita deslizar no sentido horário sem pressão, e lentamente passar para a fricção.

Ombros e braços: Com a mão esquerda, aperte os músculos do lado direito do corpo, vindo do punho até o pescoço. Nesta região pode ser utilizada maior pressão, por ser normalmente muito tencionada.

Região cervical: Usando os dedos indicadores, médios e anelares pressionar as laterais do pescoço até atingir a raiz do cabelo.

Cabeça: Em seguida do movimento anterior, abrir as mãos e movimentar todo o couro cabeludo, atingindo atesta e as têmporas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário