domingo, 31 de outubro de 2010

Cuidados na hora do banho

O inverno ainda não chegou, mas o frio está cada vez mais forte e com isso na hora do banho todos querem uma água bem quentinha para esquentar o corpo.

A Dermatologista Dra Valéria Marcondes explica que a água quente em dias frios é crucial para a saúde da pele. Ressecamento, desidratação e rachaduras são as principais conseqüências de tomar aquele banho “pelando”.

A estação mais fria do ano é também aquela que o clima fica mais seco e a pele é quem mais sofre com isso. Banhos excessivamente quentes e prolongados são comuns em dias frios, no entanto, podem provocar desidratação, ressecamentos, rachaduras, sangramentos, descamação e até mesmo coceira que podem virar grandes feridas.

De acordo com a dermatologista a temperatura ideal da água do banho deve ser de morna a fria. Ela explica que a pele tem uma camada natural de proteção, feita de água e gordura, que é retirada quando a água é muito quente, acrescentando que o banho frio tem efeito vasoconstritor, ou seja, diminui a irrigação sanguínea e conseqüentemente inchaços, além disso, também evita a desidratação da pele.

Matéria postada no Jornal O Debate dia 08/06/2010:  http://www.odebate.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário