quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Você sabe como tratar com eficácia seu tipo de pele?

Especialista ensina quais são os princípios ativos que mais se adéquam e trazem bons resultados ao rosto e ao corpo. Joyce Rodrigues descreve, abaixo, cada tipo de pele e mostra como tratá-la adequadamente.

Pele normal: Tem aspecto suave e de textura macia ao toque. Tem maior resistência a agressões físicas, como poluição ou variações de temperatura. A quantidade de lipídeos é perfeita para manter a hidratação, não sendo propícia ao desenvolvimento de manchas ou acne. Como tratá-la: Nesse tipo de pele, está liberada a utilização de todas as formas cosméticas, sejam géis, cremes, géis-creme ou loções.

Pele oleosa: Apresenta visível excesso de brilho, principalmente na Zona T (testa, nariz e queixo). A pele é untuosa ao tato, em razão da intensa atividade das glândulas sebáceas. Na maioria dos casos, a pele oleosa é acompanhada do surgimento de acne e comedões (cravos ou pontos negros). Como tratá-la: Esse tipo de pele apresenta pH alcalino e intensa atividade das glândulas sebáceas, com brilho e oleosidade constantes e maior tendência à acne. Por isso, a atenção e os cuidados devem ser ainda mais intensos.

Pele seca: Os principais indicativos da pele seca são a coloração rosada e a aspereza ao toque, além de propensão à irritação. Também tem facilidade de surgimento precoce de linhas e rugas de expressão. Como tratá-la: A primeira necessidade é a hidratação. Para solucionar esse problema, devem-se utilizar hidratantes em creme ou emulsões que contenham ativos que repõem os lipídeos essenciais para hidratação completa, além de formar um filme que protege contra o estresse ambiental ao qual a pele seca costuma apresentar sensibilidade.

Pele mista: A característica mais típica dessa pele é a falta de uniformidade quanto ao aspecto, ou seja, em alguns pontos a pele é seca ou normal, e em outros é oleosa (principalmente na zona T), podendo apresentar poros abertos e comedões. Como tratá-la: Esse tipo de pele exige produtos que equilibram, ou seja, diminuem a oleosidade na região da zona T e aumentam a hidratação no restante da face. A pele mista apresenta algumas regiões com intensa atividade da glândula sebácea e outras, não.

Fonte: Em Pauta Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário