quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Cuidados ao usar salto muito alto

O salto sempre foi sinônimo de elegância, bom gosto, fetiche para muitos, mas é necessário ressaltar que o uso indevido e o abuso podem causar danos ao próprio corpo.

Segundo a Sociedade Americana de Ortopedia, cerca de 3 bilhões de dólares são gastos anualmente em cirurgias nos pés. A surpresa fica por conta do maior causador das doenças: o salto alto. Infelizmente, quanto maiores eles são, mais dores e problemas ortopédicos causam calos, bolhas, inchaço e até fissuras podem aparecer por causa do excesso de saltos.

A altura ideal é até 4 cm. Quando usado por um longo período, saltos que tenham mais que 4 cm de altura podem causar danos à coluna e aos joelhos, encurtamento dos músculos da panturrilha e desvios nos pés. Independente do tamanho  e do formato, ele muda a maneira como a pessoa pisa no chão e se equilibra, o que faz com que o peso se concentre nos dedos.

Outros males relatados são problemas de desvios na coluna, o encurtamento muscular, que leva a uma alteração postural, deformidades ósseas e problemas vasculares. Ficar muito tempo em pé de salto deixa a panturrilha em constante contração, fazendo com que o sangue não seja totalmente bombeado para todos os lugares da perna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário