terça-feira, 19 de outubro de 2010

Pele mais firme e sem rugas

A epiderme e a derme são camadas da pele. Na derme é onde surgem as alterações que levam ao aparecimento de vincos, sulcos e rugas.

Essas alterações são devido à alteração de três importantes componentes: colágeno, elastina e ácido hialurônico. Quando envelhecemos, todos esses componentes diminuem. A mulher perceberá esse efeito principalmente  nos cinco anos após a menopausa, quando o colágeno pode diminuir mais que 30 por cento.

Para que esse processo ocorra mais lentamente devemos evitar influências externas que degradem a estrutura da derme, como exposição solar crônica, fumo e dieta pobre e desequilibrada. Devemos adicionar antioxidantes na dieta e também em creme, gel ou loção para uso tópico. Os mais comuns são as vitaminas A e C, o licopeno, o chá verde e a coenzima Q10.

Outra dica importante é beber muita água todos os dias. E para quem já tem rugas, a melhor opção é o tratamento com a toxina botulínica e com os preenchedores com ácido hialurônico e com os estimuladores do colágeno como o ácido L-poliláctico.

Publicado no Jornal O Debate: http://www.odebate.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário